A Lupatech

Fundada em 08 de agosto de 1980, a LUPATECH S.A. é composta por negócios voltados principalmente ao setor de petróleo e gás. A empresa fornece equipamentos e serviços para a etapa de produção e possui liderança no Mercosul na fabricação de válvulas industriais.

As soluções oferecidas pela Lupatech, destacam-se pelo alto valor agregado. Para a indústria de petróleo e gás são fornecidos cabos de poliéster (para ancoragem de plataformas em águas profundas e ultraprofundas), ampla linha de válvulas, ferramentas para completação de poços, revestimentos especiais para tubos, compressores de gás, sistemas de monitoramento em fibra óptica, além de serviços gerais em plataformas. Além desses negócios, a Lupatech atua na produção e comercialização de válvulas industriais, com destaque para petroquímica, química, papel e celulose, alimentação, farmacêutica, siderúrgica, dentre outros.

Mais sobre a Lupatech

A Lupatech é líder no Mercosul, na produção de válvulas industriais e equipamentos para controle de fluídos e automação, principalmente para a indústria brasileira de petróleo e gás, e também líder global na produção de cabos de ancoragem de poliéster para ancoragem de plataformas. É uma das poucas companhias brasileiras fornecendo produtos e serviços para a indústria brasileira de desenvolvimento e produção de petróleo e gás. No Segmento Energy Products, por exemplo, o cabo de ancoragem de poliéster produzido pela Lupatech é a única marca brasileira no mercado.

Nossa história

2022

Postes em Fibra de Vidro

No ano de 2022, a Lupatech Fiberware lança sua nova gama de produtos voltados ao mercado de distribuição de energia elétrica. Os postes são fabricados em resina poliéster reforçada com fibra de vidro e apresentam diversas vantagens em relação aos congêneres fabricados em madeira, concreto ou aço. Entre essas vantagens, pode-se citar o menor peso, a maior facilidade logística, maior segurança de operação e instalação e a maior resistência à degradação em ambientes agressivos e corrosivos, como orlas marítimas, por exemplo, resultando em uma maior durabilidade.


1992

Participação no Exterior

Em 1992, a Companhia adquiriu participação na Esferomatic, sociedade argentina, fabricante de válvulas-esfera focada no setor de petróleo e gás. E decorrência de decisão estratégica da Companhia, antevendo alterações cambiais e dificuldades de exportar da Argentina para o Brasil, que era o principal mercado da Esferomatic numa eminente mudança de regime cambial, esta participação no capital social da Esferomatic foi alienada em 1998.


1987

Aporte de Capital

Em 1987 a Companhia recebeu o primeiro de quatro aportes de capital de fundos de capital empreendedor (Private Equity). Esse ano marca para a Companhia o início da adoção de uma série de práticas de transparência e de relacionamento entre a Administração e os acionistas que hoje é comumente chamado de “Governança Corporativa”. Destaca-se a CRP – Companhia Riograndense de Participações, entre os quatro investidores.


1984

Constituição Valmicro

Em 1984 foi constituída a Valmicro como forma de adicionar valor aos microfundidos já produzidos pela Lupatech. A Valmicro nasceu focada na produção de válvulas industriais para atender ao mercado industrial por meio de distribuidores e revendedores. Esse objetivo foi atingido com sucesso, sendo que em 1996, a Valmicro tornou-se a marca líder no Brasil, posição que mantém até hoje.


1980

Fundação

As operações da Lupatech tiveram início em agosto de 1980, utilizando o processo de fundição de precisão (microfusão) para produção de componentes fundidos para válvulas industriais. O processo de microfusão é um processo de fundição que consiste na reprodução de uma peça originariamente em cera, que é recoberta com material cerâmico, formando um molde que após a retirada da cera, fica oco e serve como base para o preenchimento de metais. Internacionalmente a microfusão é conhecida como Investment Casting e no Brasil, também é conhecida como "Cera Perdida". Sua origem é milenar.